Esta foi mais uma visita á Serra da Cabreira, mais precisamente á Costa dos Castanheiros, àquela que eu apelido de "Floresta mágica da Cabreira".
Estava-mos em pleno Outono, altura do ano em que toda aquela mancha florestal atinge uma beleza superior, provocada pela enorme variedade de espécies arbóreas e pela vasta e fulgurante paleta de cores daí resultantes.
Mas afinal de contas o que é a Costa dos Castanheiros e o que de interessante por lá existe?
A Costa dos Castanheiros é, na minha simples opinião, o mais belo recanto da Cabreira. É uma zona de elevado valor ecológico e onde podemos estar em contacto directo com o que de mais belo a Natureza tem para nos oferecer. Ali temos a noção de como era o território do nosso país á muitos séculos atrás, revestido por enormes bosques onde podíamos encontrar ecossistemas de elevado valor.
A juntar á enorme variedade florestal onde podemos encontrar espécies únicas, temos as várias linhas de água que por lá existem e que correm serra abaixo para engrossarem o caudal do ainda jovem Rio Ave. Tudo isto acaba por proporcionar condições ideais para a existência de uma enorme variedade de espécies animais que por ali encontram refugio. Falo por exemplo do lobo, da raposa, do corço, o esquilo, o javali, o garrano, entre muitos outros. Podemos igualmente observar uma enorme variedade de aves.
Sem dúvida que para quem aprecia a natureza a Costa dos Castanheiros é um pequeno paraíso.
Por lá existe um PR homologado que, em abono da verdade se diga, mais valia se… não existisse! Á imagem de muitos PR's existentes por este país fora, trata-se de um PR completamente absurdo com um traçado que chega a ser anedótico. Um daqueles trilhos desenhados a partir de um qualquer gabinete e executado por alguém que desconhece por completo a realidade do local em questão e sem pôr as botas no terreno.
Feito com recurso a umas quais queres imagens de satélite, seguindo o traçado dos estradões florestais por lá existentes, o PR deixa por completo de lado o que este maravilhoso recanto tem para nos mostrar. Consegue mesmo chegar ao ponto de tornar uma caminhada, num local de elevado interesse, monótona e desinteressante.
Para se conhecer a Costa dos Castanheiros temos mesmo de esquecer os estradões e enveredar floresta adentro! Seguir os trilhos por lá existentes, quase imperceptíveis e deixarmo-nos envolver por tudo o que de belo nos rodeia.
Não é muito usual encontrar pessoal montanheiro por estes lados. A Cabreira vive na sombra do vizinho do lado, o reino da pedra, o Gerês. Por vezes prefere-se percorrer vezes sem conta os mesmos trilhos, na mesma serra, e deixar de lado todo o enorme potencial que outras serras possuem.
Bem sei que é mais "cool" caminhar no Gerês, as fotos ficam "top", mas caramba, nem só de pão vive o homem! Lanço uma sugestão em forma de desafio ao pessoal montanheiro: partam em busca dos (en)cantos da Serra da Cabreira!
Garanto-vos que vale bem a pena… ou não lá tivesse eu regressado dois dias depois!
|
Se colocasse um esboço do trilho pelo menos ajudava os próximos. Nem toda a gente se pode aventurar fora dos trilhos aprovados e sinalizados amigo. Mesmo assim, bem haja.
ResponderEliminar