segunda-feira, 21 de abril de 2014



Extensão e Duração    -    22 Km - 7:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Dificil
Localização    -    
Serra do Gerês
Ponto de Partida / Chegada    -     Pincães, Montalegre
Altitude mínima    -    515 m.
Altitude máxima    -    1360 m.
 
 
 
       Nova incursão no Gerês transmontano. O plano era, partindo de Pincães, atingir o cume do Borrageiro II com passagem pelas lagoas do Marinho.
       A fase inicial é sempre a subir até ao Cachadoiro, descansa-se um pouco até Taboucinhas e ganha-se coragem para a ininterrupta subida até ao Marinho.
       Depois de uma breve pausa, e ainda com os músculos a arder, lá nos fizemos ao resto da subida rumo ao Borrageiro com passagem pelas respectivas minas na sua base. A subida final até ao topo não é muito complicada embora exija todos os cuidados. Subimos ao topo Este e pelo que me apercebi apenas existe uma passagem possível.
       O almoço foi no 'restaurante' panorâmico situado no ponto mais alto. De lá, e com umas panorâmicas de 360º, tem-se das melhores perspectivas sobre a serra do Gerês. A localização central deste bloco granítico torna-o num magnífico e irresistível miradouro.
       Entretanto o céu azul com que tínhamos iniciado dava agora lugar a nuvens carregadas e ameaçava chover. Iniciamos o percurso de regresso até Pincães com passagem pelo Fojo de Alcântara, de lá rumamos até ao Curral de Palma onde fizemos um pequeno desvio para Oeste até um brutal miradouro, numa enorme laje de granito com vistas deliciosas para a Corga de Valongo, para as Quinas da Arrocela e para Porta Ruivas, entre muitos outros pontos de interesse. Pena que a chuva miudinha que esporadicamente ia aparecendo não tenha permitido usufruir em pleno daquele local e daquelas vistas.
       Seguimos depois em direcção ao Fojo do Sobreiro e daí descemos por uma corga/linha de água, afluente do rio Escalheiro, até á Silha do Muro. Continuando a descer o vale seguimos até á Silha da Jarela e daí, calmamente, até Pincães. Resultado final: 22 kms, nada 'meigos'.
       Percurso efectuado: Pincães > Cachadoiro > Taboucinhas > Lagoas do Marinho > Minas do Borrageiro > Borrageiro II (1.360m) > Fojo de Alcântara > Curral de Palma > Fojo do Sobreiro > Silha do Muro > Silha da Jarela > Pincães.
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

1 comentário:

  1. Muito bom Alberto belas imagens que fazem sonhar.
    Bons trilhos
    Abraço
    Serafim

    ResponderEliminar