domingo, 6 de outubro de 2013



Extensão e Duração    -    18 Km - 5:30 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Dificil
Localização    -    
Serra do Marão
Ponto de Partida / Chegada    -     Soutelo, Santa Marta de Penaguião
Altitude mínima    -    656 m.
Altitude máxima    -    1416 m.
 
 
 
      Dia verdadeiramente espectacular para esta ‘trepadela’ á Serra do Marão! Depois de um fim de Verão abrasador, finalmente chegaram as temperaturas mais amenas para se poder desbravar novos e velhos caminhos por esses montes e vales.
      O objectivo era subir a serra pela sua vertente virada a Este, com partida e chegada na pequena aldeia de Soutelo. Tomamos por base o ‘PR Trilho da Senhora da Serra’ ao qual acrescentamos alguns quilómetros e derivações para o tornar, na nossa perspectiva, mais interessante.
      A parte inicial, até Póvoa da Serra, é bastante interessante percorrendo bucólicos caminhos de pé posto sempre por entre arvoredo, com destaque para o castanheiro e para o pinheiro. Aliás as manchas florestais foram uma constante nesta caminhada.
      Depois de atravessar a aldeia entra-se na serra pura e dura até atingirmos a o marco geodésico que marca o ponto mais elevado do Marão (1416 m.), ali mesmo ao lado da capela da Sra. da Serra, local onde se realiza anualmente a ‘mais alta romaria de Portugal’, fazendo fé nas palavras das simpáticas senhoras com quem estivemos a ‘cuscar’ na Póvoa da Serra. De referir que do início do trilho até este ponto tem-se uma subida ininterrupta de quase 7 kms, com um desnível de quase 800 metros! Não é fácil amigos!
      A partir daí atravessamos todo o maciço até á Fraga da Ermida. A imponência destas enormes fragas é de tal ordem que, confesso, dá aquela sensação de pequenez perante tamanha brutalidade da Natureza! Esta foi a fase do puro deleite, pulando de fraga em fraga, de miradouro em miradouro, sempre com vistas para este e o outro mundo, quer nos virássemos para Sul, para Norte, para Este ou para Oeste. Estava tudo abaixo dos nossos pés!
      Continuando de miradouro em miradouro lá seguimos até voltar a entroncar no referido PR que desce agora ao longo de vários kms até Soutelo, que já se avistava lá ao longe, perdida no meio de um profundo vale.
      18 kms depois do início chegávamos de novo a Soutelo e terminava assim esta espectacular caminhada pelo Marão. Uma ‘trepadela’ que merecia aqui uma descrição bem mais pormenorizada, mas a falta de tempo desta vez não o permite. Ficará para uma próxima!
      O Marão é uma serra para continuar a descobrir e a merecer mais, muito mais da nossa atenção, pois tem argumentos mais do que suficientes para nos levar até lá na busca de novas aventuras.
      Um até já!
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

3 comentários:

  1. Olá colegas caminheiros
    Mais uma belíssima caminhada pelos vistos bem dura mas valendo sempre a pena.
    Parabens pela reportagem.
    Abraço caminheiros
    Serafim "pisatrilhos"

    ResponderEliminar
  2. Olá amigos,

    - Mas que bela jornada! Parabéns pelo (muito) bom gosto e acima de tudo pela coragem e determinação com que partem para a montanha, É um prazer (re)descobrir estas belas paisagens serranas.
    - As fragas da Senhora da Serra e da Ermida desde sempre me fascinaram. E como seria bom a existência de um trilho que partisse desde a aldeia da Ermida e contornasse todos aqueles penhascos... provavelmente ele chegou um dia a existir, mas com o declinio da pastoricia e o esvaziamento das aldeias do interior do país, dúvido que tal caminho seja possóvel voltar a trilhar. E como seria bom...

    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
  3. Olá Serafim,
    Olá Pedro,

    Peço desculpa só agora responder mas as coisas não têm estado fáceis e como diz o velho ditado: mais vale tarde que nunca. :)
    Obrigado pelas vossas simpáticas palavras. Foi de facto uma jornada dura mas memorável e posso-vos dizer que a Serra do Marão é daquelas que vale bem a pena pôr lá as botas!
    Pena é os malditos incêndios que este ano andaram por lá a devastar muito terreno.
    O Marão tem panorâmicas incríveis.
    Um dia subimos á Senhora da Serra pelas Fragas da Ermida! :)

    Saudações montanheiras,

    Alberto

    ResponderEliminar