quarta-feira, 19 de junho de 2013



Extensão e Duração    -    13.7 Km - 4:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Fácil / Moderado
Localização    -    
Serra da Lousã
Ponto de Partida / Chegada    -     Talasnal, Lousã
Altitude mínima    -    173 m.
Altitude máxima    -    530 m.



      Aproveitando uns dias de férias fizemos esta incursão pela Serra da Lousã com o objectivo de percorrer e ficar a conhecer algumas das Aldeias de Xisto localizadas nesta serra.
      Esta caminhada iniciada a partir do Talasnal corresponde nada mais, nada menos ao PR1 LSA Rota dos Moinhos e ao PR2 LSA Rota das Aldeias do Xisto da Lousã, percorridos integralmente e somando ainda algumas derivações.
      Para além da arrebatadora beleza natural da serra da Lousã, onde o verde domina por completo a paisagem, como principais pontos de interesse temos: as aldeias de xisto do Talasnal e de Casal Novo, a Ermida de N. Sra. Da Piedade, o Castelo de Arouce, as ruínas dos antigos moinhos de água, o centro histórico da Lousã, a central hidroeléctrica da Ermida e o fabuloso vale da Ribeira de S. João e do rio Arouce, entre outros.
      No fim houve tempo ainda para uma visita mais pormenorizada ao Talasnal e, chegada a noite, degustamos um delicioso jantar no Restaurante/Bar típico Ti Lena, situado no coração da aldeia e que foi buscar o nome á ultima habitante do Talasnal: A Ti Lena!
      Apaixonantes histórias se contaram á mesa naquela noite, na companhia da Lisete e do Cory, do Ted e da Karine, três ‘ganda malucos’ canadianos de Vancouver, perdidos e apaixonados pelo Portugal mais profundo!
      “It’s beautiful!”, diziam eles!


     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

2 comentários:

  1. Viva Alberto e Mónica!
    Quando aí estive em 2008, salvo erro, também fiquei 'hipnotizado' com esses pequenos 'segredos verdes' escondidos dos olhares urbanos.
    Espectacular trilho e boas fotos, mais uma vez!

    Abraços.

    X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Estes dias que passamos na Serra da Lousã, percorrendo aquelas incríveis aldeias esquecidas no tempo e aqueles pujantes vales, foram um bálsamo para a mente e para o físico!
      Uma região lindíssima!

      Abraço

      Eliminar