segunda-feira, 14 de maio de 2012

 

Trilhos das Minas dos Carris - Pico da Nevosa


Extensão e Duração: 25Km - 8 Horas
Grau de Dificuldade: Elevado
Localização:
Serra do Gerês
Ponto de Partida / Chegada: Portela do Homem
Participantes: Alberto - Bela - Laetitia - Filipe - Miguel - Dulce - Joaquim



Gostava de deixar aqui uma opinião, que é consensual a todos os caminheiros do Trilhos a Norte, acerca de toda esta polémica que envolve o pagamento de taxas para se poder caminhar no Gerês nas chamadas "zonas de protecção total". Faz-nos muita confusão a todos nós, que nascemos e crescemos num país supostamente livre, que nos queiram cobrar uma taxa para podermos caminhar na mais bela serra de Portugal, o nosso Gerês. Soa a absurdo e falta de conhecimento, não nos parecendo que tudo isto vá ajudar a preservar este bem que é comum a todos nós. Dizem que é para controlar mas isto tem mais a ver com descontrolo, ou seja; se fores amante da Natureza e não a destróis, preservando-a, é-te exigida uma taxa absurda para lá caminhares e ai só tens duas hipóteses: ou infringes as regras ou ficas em casa, porque pagar está fora de questão; os outros, os que se estão a baldar para Natureza, as fragilidades dos ecossistemas, os que deixam lixo espalhado por toda a serra, esses pagam a taxa e lá vão eles em excursões e com licença para destruírem a vontade. A solução não são taxas, a solução passa por deixarem as pessoas desfrutarem do que de mais belo a Natureza tem para nos oferecer aumentando, isso sim, a vigilância. Em relação ao trilho há já muito tempo que ansiávamos por o realizar e finalmente chegou o dia! O trilho é duro mas de uma beleza indiscutível. É-me impossível descrever aqui tudo o que o trilho tem para nos oferecer, por serem tantos os motivos de interesse. Subir ao Pico da Nevosa, 2º ponto mais alto de Portugal Continental, com os seus 1548m debaixo de um sol tórrido foi incrivel. Talvez as fotos abaixo ajudem a explicar melhor este belíssimo trilho neste paraíso chamado Gerês. Parabéns á Laetitia que pela 1.ª vez se juntou a nós mas, 5 *****, nem se notou. Joaquim e Laetitia atenção ao sentido de orientação, o Pico da Nevosa é ali, mais ao lado!!! Parabéns ao Trilhos a Norte e obrigado por este dia inesquecível para todos nós!

       
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
 

5 comentários:

  1. Ora cá está mais um conjunto de belas fotos que por muito bonitas que estejam não se aproximam à espetacularidade que ficou cravada na retina de quem lá esteve! E olhem que de retinas percebo eu...mais uma vez obrigado por este dia.
    Aquele abraço e ate ao próximo trilho

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que és um grande retineiro:)! Um grande abraço e já sabes, a saga dos grandes malucos continua, por aí, algures...

    ResponderEliminar
  3. Boa noite.
    Eu e amigos estamos tentados a fazer uma caminhada no nosso belo Gerês, no entanto como nunca fizemos nenhuma gostaríamos de lhe perguntar se há alguma que nos aconselha em particular para "iniciantes".

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      Obrigado pela visita.
      Em relação á sua pergunta eu aconselharia os trilhos sinalizados (PR's) por lá existentes.
      Para além de estarem sinalizados o grau de dificuldade é acessível na maioria dos casos.
      O Trilho da Calcedónia ou o dos Currais seriam boas opções.

      Saudações montanheiras,

      Alberto P.

      Eliminar
  4. Olá! Parabéns pelas fotos e pela descrição!
    Estou a planear fazer o trilho dos Carris e das Sombras, mas ao reunir informação deparei-me com essa taxa.
    A minha pergunta é: é realmente verdade que é necessário pagar esses cento e muitos euros para se poder efectuar o trilho? É que para além de eu achar ridículo o valor, a simples ideia de se ter que pagar para andar a pé num local que é de nós todos causa-me uma profunda estranheza.
    De qualquer maneira, se me puder ajudar, fico-lhe tremendamente agradecido.

    Cps,
    Hugo Santos

    ResponderEliminar