quinta-feira, 1 de maio de 2014



Extensão e Duração    -    18.8 Km - 5:45 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado
Localização    -    
Serra do Gerês
Ponto de Partida / Chegada    -     Cabana Penedã > Pincães, Montalegre
Altitude mínima    -    515 m.
Altitude máxima    -    1432 m.
 
 
 
       O início da jornada foi diferente. Como parte do grupo que ia efectuar a caminhada já se encontrava de véspera no Marinho, fomos de 'charola' desde Pincães até lá. Quando lá chegamos já eles nos esperavam para começar a trilhar.
       Começamos junto da Cabana Penedã e seguimos em direcção ao Borrageiro. Seguindo o trilho que rasga a serra em direcção aos Prados da Messe, passamos junto ao Pinheiro da Cigarra, atravessamos a Corga das Mestras e mais á frente tomámos um outro trilho que nos levaria ao Curral de Cidadelha.
       Feita uma pequena pausa arrancamos em direcção ao grande, pelo menos para mim, objectivo do dia: O Curral do Absedo. Passamos a este do Alto de Cidadelha, dobramos a encosta e ficamos com a Encosta do Sol mesmo á nossa frente. Espectacular!
       Começamos a descer, flectindo para noroeste e pouco tempo depois chegávamos ao Absedo. Antes ainda tivemos um interessante e especial momento proporcionado por um companheiro de jornada que fez questão de nos mostrar umas misteriosas gravuras que por ali existem.
       O Absedo é um daqueles locais que é impossível ficar indiferente. A sua localização sobranceira ao Vale do Homem, sendo um dos currais de mais difícil acesso em todo o Gerês, torna-o num local mágico e um ponto muito apetecível para muitos montanheiros. Por lá pausamos para almoço e duas de treta.
       De lá seguimos em direcção a Sul passando por um colo, entre Cidadelha e o Alto das Torrinheiras, onde se inicia a enorme Corga de Valongo. Descemos a corga até á antiga Mina da Arrocela e de lá seguimos o trilho até ao Borrageiro e mais abaixo até ao estradão. Do estradão seguimos o trilho mariolado que nos levou até ao Fojo de Alcântara, daí até aos Currais Velhos e depois até ás proximidades do Curral de Palma.
       A partir desde ponto seguimos em direcção a sul sempre pela esquerda da corga e vale do rio Escalheiro. Passamos a oeste do alto de Palma e depois a este dos Currais de Ruivós, que ficam do outro lado da corga e fomos descendo o espectacular trilho que nos levaria até Pincães. Este trilho desce sempre pela cumeada o que, apesar de ser um pouco duro devido ao desnível e quantidade de pedra a vencer, nos proporciona uma vistas muito interessantes até ao bosque bétulas na Pereira. Depois foi só continuar calmamente a descer até Pincães.
       Percurso efectuado: Cabana Penedã > Borrageiro II > Currais de Cidadelha > Curral do Absedo > Mina da Arrocela > Borrageiro II > Marinho > Fojo de Alcântara > Currais Velhos > Curral de Palma > Pereira > Pincães.
       Foi uma caminhada igual, em muitos aspectos, a muitas outras mas diferente porque fica marcada como a caminhada de 'despedida' de um amigo montanheiro!
       Um montanheiro no qual me inspirei algumas vezes para as minhas incursões, em especial no Gerês, e que sempre admirei pelo enorme conhecimento que tem no que a montanhas diz respeito e pela forma simples e descomprometida com que as aborda. Esse jovem vê-se agora forçado a 'partir' em busca de uma vida melhor, vida essa que este país foi incapaz de lhe proporcionar.
       Boa sorte para os "X" e até breve!
       Um abraço para todos os camaradas de jornada!
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

Sem comentários:

Enviar um comentário