domingo, 16 de fevereiro de 2014



Extensão e Duração    -    16.5 Km - 5:15 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Difícil
Localização    -    
Serra da Peneda
Ponto de Partida / Chegada    -     Sistelo, Arcos de Valdevez
Altitude mínima    -    238 m.
Altitude máxima    -    1032 m.
 
 
 
       Não foi nem está a ser fácil este início de ano no que diz respeito a caminhadas. O constante mau tempo, refiro-me á chuva porque o frio esse em nada atrapalha, associado ao facto de apenas ter um dia disponível por semana para caminhar, inviabilizam quaisquer planos de nos fazermos á serra.
       O mês de Janeiro foi assim "passado" em casa. Gosto muito de me "atirar" á montanha e até não me importo de ser surpreendido por uns chuviscos durante uma caminhada, dá até um toque diferente á coisa, mas fazer-me á vida com ela, a chuva, a 'esgaçar' está fora de questão.
       Por tudo isto as expectativas para esta caminhada eram muitas. Mal o mau tempo deu tréguas lá fomos nós até Sistelo para percorrer alguns dos mais belos caminhos desta incrível aldeia também conhecida como o "pequeno Tibete português", em alusão aos monumentais socalcos que dão cor e vida ás íngremes encostas da Serra da Peneda em ambas as margens do rio Vez.
       O percurso efectuado: Sistelo > Chã da Armada > Branda de Rio Côvo > Branda do Alhal > Branda da Gêmea > Padrão > Sistelo, foi de facto uma excelente opção! Não irei aqui fazer uma descrição pormenorizada do trilho pois haveria muito para dizer, mas posso afirmar que apesar dos 800 m. de desnível acumulado (quem diria!), foram mais de 16 kms de pura e rara beleza, em que somos constantemente convidados a manter os olhos bem abertos para que nada nos passe ao lado ou despercebido.
       Esta é definitivamente, na minha opinião, uma das mais belas zonas do país para se caminhar e desfrutar da montanha e onde podemos encontrar uma espécie de simbiose perfeita entre a Natureza e a intervenção humana. Percorrer todos aqueles locais encantadores como são as Brandas, atravessar todo aquele emaranhado de socalcos esculpidos em íngremes encostas, apreciar todo aquele complexo sistema de irrigação que dá vida a terrenos que outrora foram inférteis e agrestes é sem dúvida uma experiência incrível e enriquecedora.
       E se juntar a tudo isto a companhia de um excelente grupo de pessoas, amigos montanheiros que de comum têm o facto de amarem, viverem e respeitarem a montanha, então estamos na presença de um dia perfeito!
       Ficam aqui alguns registos que ajudam a contar o resto da história.
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

6 comentários:

  1. Embora já tivesse feito este trilho agradeço o convite que me fizeram para o repetir pois é um trilho fantástico.
    O grupo foi excelente, simpático e divertido.

    ResponderEliminar
  2. Excelente reportagem, como sempre!!!!

    Obrigado!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Excelente trilho com uma paisagem deslumbrante. Um grupo de caminheiros fantástico.Adorei ter participado.

    ResponderEliminar
  4. Com muita pena nossa, eu e a minha cara metade, pois somos uns "habitués", não podemos participar. Deve ter sido mesmo fantástico!!! PARABÉNS camarada Alberto por mais uma EXCELENTE descrição e fotos FANTÁSTICAS...Obrigado e até breve...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camarada Miguel,

      Cá vos espero, a ti e á tua Dulcezita, para dar continuidade ás nossas aventuras. :)

      Até breve amigos.

      Eliminar
  5. Olá amigos Silvério, Laurinda e Elisabete!

    Obrigado por toda a simpatia e companhia do melhor que se pode desejar.
    Foi de facto muito bom percorrer todos aqueles belos caminhos na vossa companhia.

    Grande abraço e até breve.

    ResponderEliminar