domingo, 22 de setembro de 2013



Extensão e Duração    -    18.5 Km - 5:30 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado / Dificil
Localização    -    
Serra Amarela
Ponto de Partida / Chegada    -     Brufe, Terras de Bouro
Altitude mínima    -    773 m.
Altitude máxima    -    1367 m.
 
 
 
     Esta caminhada na Serra Amarela é daquelas que perdurará na nossa memória por muito e muito tempo!
     Por variados motivos: o dia esteve excelente para se caminhar, as paisagens são de cortar a respiração, a serra pintada com os típicos tons quentes de fim de Verão e a enorme tranquilidade que por lá se respirava chegavam, por si só, para dar por bem empregue o tempo e o esforço despendido.
     Mas houve mais, muito mais! Desde muito cedo fomos brindados com o planar e alguns voos rasantes de inúmeras aves de rapina que fizeram questão de nos acompanharem durante horas a fio, ao longo desta nossa deambulação pelos belos trilhos da Amarela. Não sei se eram águias, se grifos, se as duas ou se outra espécie qualquer, não sou entendido no assunto. Sei é que foi uma vivência indescritível!
     Foi lindo de se ver, de se sentir, de se viver! Tanto pairavam lá no alto, como de repente havia uma aventureira que nos vinha ver mais de perto. Tanto se afastavam como se aproximavam e á passagem pela Chã do Muro eram cerca de 20 a pairar, em círculos incessantes, a muito baixa altitude sobre as nossas cabeças atónitas com aquilo que estava a acontecer. “Elas atacam em grupo?” perguntava a minha companhia de jornada.
     É claro que elas não estavam ali para nos atacarem mas sim para festejarem o nosso encontro com o que de mais belo a Mãe Natureza tem para nos oferecer!
     Inesquecível!

     Percurso efectuado: Brufe > Chã do Salgueiral > Casarotas > Cabana de Ventoselo > Chã do Muro > Louriça > Fonte do Muro > Chã do Muro > Fojo Velho > Mata Porcos > Brufe.