domingo, 11 de novembro de 2012

Trilho do Turio - Serra da Cabreira


Extensão e Duração    -    15.5 Km - 5:00 Horas
Grau de Dificuldade    -    Moderado
Localização    -    
Serra da Cabreira
Ponto de Partida / Chegada    -     Lugar de Berredo - Cantelães
Participantes    -     Alberto - Miguel - Dulce - Ana Catarina

 

     Depois de ter-mos lá estado em Abril, rumamos novamente á Serra da Cabreira para desta vez efectuar o Trilho do Turio mas com uma derivação: a subida ao Cabeço de Vaca, ponto mais elevado da extremidade norte da serra. A ideia era começar o trilho junto da antiga casa florestal, onde se situa a placa, mas devido ao mau estado do estradão optamos por deixar o carro no local onde acaba a estrada asfaltada, no lugar de Berredo, o que fez que o trilho "crescesse" mais cerca de 3 kms.
     Começada a caminhada rapidamente chegamos á casa do guarda e esta não é diferente de todas as outras, ou seja, está completamente votada ao abandono. Infelizmente no nosso país isto é a regra! Entramos então no caminho que nos leva através da mata do Turio, considerada pelas gentes locais como o "Pulmão da Cabreira". O Turio é sem duvida alguma um dos locais mágicos que a Cabreira tem para nos oferecer. Aquele vale com todas a suas características, a sua enorme variedade de fauna e flora, as suas linhas de água, a enorme paleta de cores formada pelo arvoredo, entre outros, fazem com que caminhar por lá seja especial. Até nos esquecemos que estamos a… caminhar!
     Antes de chegar ao local onde se abandona o caminho florestal passamos pela fonte do Palmeiro, local incrível com um antiquíssimo parque de merendas. Este local é um exemplo do bom trabalho que os antigos guardas florestais faziam e da falta que hoje em dia eles fazem. Com certeza as nossas florestas estariam mais bem tratadas.
     Abandonado então o estradão e depois de atravessar uma zona de castanheiros, somos brindados por uma subida que nos leva até á fonte do Confurco. E que subida esta meus amigos: a verdadeira "rampa dos teimosos"! Quem precisar de testar as suas capacidades tem aqui um bom local de testes!
     Do Confurco á Serradela o caminho é fácil e rápido e antes de iniciar nova subida até ao Cabeço de Vaca, visitamos o miradouro da Serradela de onde as vistas sobre todo o vale que tínhamos atravessado são incríveis. Uma breve paragem e lá arrancamos novamente rumo ao cabeço. A subida é longa e á medida que ganhamos altitude os horizontes alargam-se, o que compensa o esforço. E se existe um miradouro privilegiado para a Serra do Gerês ele é o Cabeço de Vaca. Temos todo o Gerês diante de nós, desde os montes de Santa Isabel até aos limites de Pitões das Junias. Impressionante! E ainda conseguimos observar a serra do Larouco, do Barroso, a barragem de Salamonde, a da Venda Nova, o paredão dos Pisões e do lado oposto o Talefe, ponto mais elevado da Cabreira, a vigiar-nos. Vale mesmo a pena subir a este local.
     Era tempo agora de descer toda a encosta até á estrada junto á fonte dos Cortiços para reentrar no traçado original do trilho e de repente, sem que nada o fizesse prever, o azar "bateu-nos á porta". Já muito próximo da fonte dos Cortiços e a poucos metros da estrada, a Dulce sofreu uma queda que resultou na fractura de uma perna. Estávamos a 5,5 kms do carro, mas tudo acabou ali!
     A montanha é assim, chama-nos com toda a sua beleza mas por vezes o perigo caminha do nosso lado. Aconteceu com ela, poderia ter acontecido com qualquer outro de nós. Não foi o dia que todos pretendíamos mas na memória ficará tudo o de bom tínhamos vivenciado até aquele momento!
     Esta foto reportagem é dedicada á Dulce. Sabemos que adoras a montanha e queremos que estejas junto de nós o mais rapidamente possível, porque o prazer de caminhar também passa por ter pessoas como tu do nosso lado.
     Um "até já".

     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

8 comentários:

  1. Ola amigo

    Mais uma actividade magnifica, tens fotos com perspectivas espetaculares.

    Parabéns pelo magnifico trabalho que tens vindo a fazer.

    Abraço
    Mountai4ever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fábio;

      Obrigado pelas palavras!
      Tentamos sempre fazer com que valha a pena. Infelizmente esta actividade não teve o melhor desfecho, mas o objectivo continua a ser o mesmo:
      Desfrutar ao máximo da Natureza em boa companhia e num ambiente de felicidade!
      E vocês estão sempre convidados!

      Abraço montanheiro.

      Eliminar
  2. Olá
    Deixo aqui as melhoras para o vosso membro do grupo e força para mais caminhadas.
    Abraço
    Serafim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Serafim;

      Em nome da Dulce e em nome do grupo agradeço as palavras!
      Em breve ela estará novamente do nosso lado.

      Boas caminhadas, abraço.

      Eliminar
  3. Boas pessoal,
    - Eu também já percorri o Trilho do Turio. É de facto muito bonito. No Outono temos uma infinita palete de cores de diferentes tonalidades, e no verão, sombra, muita sombra!
    - Gostaria que um de vocês me cedesse o e-mail pessoal, já que não consegui aceder a partir do blogue. A razão é simples. Preparei uma espécie de guia do “PR1 Percurso da Costa dos Castanheiros (Versão Alternativa)” para entregar. O guia encontra-se num documento Word . O meu endereço de e-mail é :pedroduraes4904@hotmail.com.
    - Gostaria também de desejar as melhoras para a vossa camarada Dulce.
    Um forte abraço para todos vós,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Em nome do grupo e em particular em nome da montanheira Dulce, o nosso obrigado.

      Grande abraço,

      Alberto

      Eliminar
  4. Uma grande saudação a todo o pessoal montanheiro e um agredecimento especial a todos os que me manifestaram o seu apoio e carinho...A "caminhada" da recuperação está quase a terminar, mais uma semana e espero tirar o gesso.Estou ansiosa por voltar à montanha e à vossa companhia.
    Um beijinho muito especial à Mónica e ao Alberto, UM GRANDE OBRIGADO pelo vosso apoio.
    Até "já"...
    Dulce

    ResponderEliminar